TinkerTing
Noruega

Hunger
MUSEU DA MARIONETA
20 e 21 de Maio às 21h30
Sexta e Sábado



Concepção, encenação, cenografia, desenho e construção de marionetas: Pickled Image - Dik Downey, Vicky Andrews Actores-manipuladores: Per Arne Løset, Gisle Hass Conceito e guião: Dik Downey, Vicky Andrews, Per Arne Løset Consultor de Dramaturgia: Preben Faye-Schjøll Construção: Max Humphries, Joris Hol, Jan Erik Skarby Figurinos: Amanda Hambleton Compositor: Simon Preston Técnico: Evelina Dernbacke Desenho de som: Nathan Ng Desenho de luz: Jan Erik Skarby Co-produção: Nordland Visual Theatre - Geir-Ove Andersen, Preben Faye-Schjøll, Ing Randi Johansen, Jan Erik Skarby, Anne Sørfjell Técnica: Mista Público-alvo: M/12 Duração: 55 minutos Idioma: Sem palavras



Uma poética e burlesca visão do futuro criada pela lendária companhia britânica Pickled Image e pela companhia norueguesa TinkerTing, inspirada no romance “Hunger” do escritor norueguês Knut Hamsun. Uma viagem pelo interior de um jovem escritor, guiado pela fome e pela euforia. A história de um “homem sem qualidades”. Um espectáculo marcado pelo humor negro, por contrastes cruéis e pelas paisagens sonoras intensas escritas pelo compositor inglês Simon Preston, mas também por belas e fortes imagens, caracterizadas pelas marionetas grotescas e pela fusão de objectos.






Um escritor utiliza-se a si próprio como experiência e usa a fome como remédio para o seu bloqueio criativo. A experiência fica fora de controlo. As rodas do tempo giram. Um navio não identificado atraca no porto. No seu interior há um verme que o consome lentamente. A arte e a cidade apoderam-se dele.






“Hunger”, a primeira produção dos TinkerTing é encenada pelos Pickled Image, que também fizeram as marionetas, para além de ser uma co-produção entre o Nordland Visual Theatre e os Pickled Image. Foi apresentado em vários festivais internacionais e já recebeu vários prémios.

“Hunger” desenrola-se numa cidade de onde não se pode sair sem que esta inflija a sua marca. A luta de um homem orgulhoso por se tornar escritor, em constante luta com o seu ambiente, com o monstro que vive dentro dele e com as engrenagens satânicas do progresso. Um espectáculo singular e provocativo sobre a sobrevivência humana e a necessidade do homem se expressar, criado a partir do texto de Knut Hamsun, escrito em 1890. O seu livro é olhado como um dos primeiros romances que descreve o interior da mente humana, enquanto o próprio Hamsun é considerado um dos fundadores do romance moderno. Em 1920 recebeu o Prémio Nobel da Literatura por “Os Frutos da Terra”. No entanto, Hamsun é uma figura controversa, vilipendiado pelas suas opiniões e actos durante a Segunda Guerra Mundial (ofereceu a sua medalha do Prémio Nobel a Goebbels e escreveu um obituário a Adolf Hitler), mas é também considerado um dos maiores autores noruegueses de todos os tempos, que influenciou escritores como Thomas Mann, Arthur Schnitzler, Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway.







Hunger é uma obra de arte de terrível beleza, em que os actores-manipuladores se tornam um só durante a manipulação. É pura magia teatral, onde o estilo coreográfico da união europeia se encontra com um dos melhores laboratórios de marionetas britânicos, para criar um espectáculo de classe mundial. Está seguramente destinado a tornar-se um clássico na cena internacional de teatro de marionetas para adultos”.

Rina Vergano, Venue Magazine - Cinco estrelas no máximo de Cinco!







BIO
TinkerTing é a companhia do actor e marionetista Per Arne Løset, cujos antecedentes estão, entre outros, na companhia Hollow Creature e como actor para Grusomhetens Teater, Sogn og Fjordane Teater, entre outros. “Hunger" é a primeira produção de TinkerTing. Os seus objectivos são produzir e promover espectáculos de marionetas em colaboração com artistas de várias disciplinas artísticas noruegueses e de outros países.

A companhia Pickled Image foi criada em 2000 por Dik Downey e Vicky Andrew. O grupo tem estado imerso no mundo das marionetas, seja quando actua em teatros com os seus imaginativos espectáculos, ou na rua, deliciando audiências com o seu sucesso internacional “Bernards Puppet Bonanza”, que esteve no FIMFA Lx5, ou com espectáculos de sala como “Houdini’s Suitcase”, apresentado no FMFA Lx8. Os Pickled Image têm inspirado e educado todos os que têm um interesse especial por marionetas.
As suas marionetas e máscaras são únicas e têm um design tão distintivo e forte, que encomendas já incluíram a BBC, Green Ginger, The Wright Stuff Theatre of Puppets, Garsinton Opera, Turak Théâtre, entre muitos outros. As suas técnicas de manipulação e construção têm sido ensinadas em escolas e universidades, inclusive para especialistas na animação em computador. Possuem igualmente reputação como criadores teatrais de grande qualidade em projectos educativos relacionados com temáticas complicadas destinados ao público adolescente.



Sem comentários: