Cie Lili Désastres
França

Cheio de (pequenos) nadas
CENTRO CULTURAL DE BELÉM - Sala de Ensaio
19 e 20 de Maio às 10h30 e 11h45
Quinta e Sexta
21 e 22 de Maio às 11h
Sábado e Domingo

EXTENSÕES
Centro Cultural Vila Flor Guimarães
24 de Maio às 10h e 19h
Teatro Viriato Viseu
26 de Maio às 10h e 19h
Teatro Virgínia Torres Novas
27 de Maio às 14h30 e 28 de Maio às 10h30



Inspiração: Francesca Sorgato Cenografia e dispositivos luminosos: Flop Ideia: Sophie Vignaux Encenação: Emmanuelle Zanfonato Acompanhamento e movimento: Christine Pètre Figurino: Freija Wouters Árvore: Stéphane Delaunay Bancos: Gilles Bossé Interpretação: Francesca Sorgato e Emmanuelle Zanfonato ou Stéphane Delaunay Orelha atenta: Géraldine Keller Fotografias: Agnès Desfosses Agradecimentos: Paul, Mathis, Simon e Emile, ramasseurs de feuilles, Agnès Defosses, Marie Cougnaud e La Luciole Técnica: Objectos e sombras Público-alvo: A partir de 1 ano Duração: 40 minutos Idioma: Sem palavras



Um espectáculo mágico, doce, de descoberta, com extractos de "Ursonate", sonata de sons primitivos de Kurt Schwitters (1922-1932).

“Sempre me fascinou a capacidade de concentração que os bebés desenvolvem face a uma folha de árvore, que balança ao sabor do vento, e como, a partir da observação do seu movimento, nos deixamos concentrar irremediavelmente pelo olhar desse instante, um instante de nada, de pouca coisa, e sentir a experiência do presente, da contemplação. Momento precioso de partilha…”.

Francesca Sorgato









O convite para uma viagem muito especial, a dos pequenos nadas… Um convite para divagar, meditar, contemplar… Não se deve procurar o fio da história, a cada um pertence o fio das suas próprias sensações. Deve-se despir de preconceitos, do que já é conhecido, para aproveitar cada instante e acolher os nossos movimentos interiores, independentemente das nossas emoções.







O público ocupa o seu lugar num espaço circular. Uma lâmpada ilumina o centro. Dentro de instantes, o mundo exterior já estará longe, adultos e crianças partem para uma viagem, a dos pequenos nadas. Mas o que é um pequeno nada? Está perto de nós e, ao mesmo tempo, muito longe. É um momento, um sopro, um lugar, uma coisa onde a vida se inscreve no que ela tem de essencial. Viver os pequenos nadas é contemplar e observar simplesmente o que nos rodeia: fogo, folhas mortas, seixos, madeira… É um convite a divagar e, é claro, a meditar. Neste percurso poético e iniciático, teatro de objectos, teatro de sombras, canto e movimento misturam-se para nos transportarem para um universo de associações de ideias, imagens e sensações.







BIO
A Cie Lili Désastres, depois do espectáculo “Gribouille”, continua a desenvolver o seu trabalho para o público mais jovem, em torno da poesia, da música, do canto e dos objectos. Francesca Sorgato cria uma verdadeira atracção, misteriosa e verdadeira. Ela é a única que provoca o desejo de superar o medo do desconhecido para se abrir ao outro e a um conhecimento maior e feliz de um mundo infinito.

Sem comentários: