Etienne Borgers
Holanda

Cool Frogs

CENTRO CULTURAL DE BELÉM Jardim das Oliveiras
1 de Junho às 12h, 15h e 17h30
Quarta

EXTENSÃO
Fundação de Serralves Porto
28 de Maio

Composição e Interpretação: Etienne Borgers Encenação: Hans Spin Figurinos: Bri Manuel Técnica: Mista Público-alvo: M/4 Duração: 25 minutos Idioma: Sem palavras



O teatro musical de Etienne Borgers para todos, a partir dos 4 anos.

Etienne é cantor e compositor. Concebe linguagens a partir de sons, cómicas, tristes, absurdas… Etienne canta estas linguagens e com elas escreve óperas… Um mundo mágico cheio do som de doces violinos, vozes estranhas, sons curiosos, olhos espantados, balões vermelhos e… muitos sapos! Situações loucas para nos fazer rir, ficar ansiosos, zangados, tristes e muito felizes!









Um homem entra com uma mala, um balão vermelho e um sapo verde enorme!

O homem e o sapo estão à procura de uma casa nova. Mas de onde eles vêm? Será que vêm de outro planeta? Kasu makakka tzacka maluna! Ele soa assim quando fala ou canta. De repente, também há muitos sapos pequenos… Porque o sapo enorme é um sapo mamã. Exactamente!

Estes sapos são muito simpáticos, mas às vezes são mesmo muito atrevidos. O homem lê-lhes histórias para adormecerem, explica-lhes como uma orquestra funciona, porque é que os violinos não gostam de estar sozinhos, porque é que as flautas são elegantes e porque é que a percussão é sempre tão petulante.


“O trabalho de Etienne é quase louco, o que ainda é mais atractivo. Ele brinca com o surreal - o mundo das crianças identifica-se muito com o dele - mas tenta levá-lo até emoções extremas, desde a frustração, à solidão ou ao amor. Ele faz isto constantemente com uma banda sonora que evoca a paisagem física, mas também emocional, juntamente com uma capacidade inabalável de emocionar no palco. Fascinante, diferente - um espectáculo de arte para crianças!”.

Kate Cross, The Egg - Theatre Royal Bath


“Muito, muito obrigado por este espectáculo maravilhoso! Eu vi Cool Frogs no Sandefjord Theatre Festival… e pensei: siiiiim! Isto é teatro! Levar as crianças a sério para mim é dar-lhes a mesma qualidade que os adultos esperariam. E Cool Frogs é qualidade! O público (crianças e adultos) tiveram uma bela experiência…”.

Terje Hartviksen, Teatersjef, Brageteatret Drammen, Noruega








BIO
Etienne Borgers é cantor e compositor, formado pelo Rotterdam Conservatory. Fez parte do grupo Intermezzo e ganhou o Concourse de la Chanson em Amesterdão em 1995. Para além dos seus espectáculos a solo é compositor para grupos como The Lunatics’ e ‘Prins-te-Paard’.
Etienne concebe linguagens a partir dos sons: tristes, absurdas e compreensíveis. Compõe música em que estes três tipos de linguagens são falados. Canta-os e com eles escreve óperas.
Em 2004 muitas composições belas, divertidas e por vezes absurdas de Etienne estavam à espera de serem utilizadas, ou muito simplesmente ele não sabia o que lhes fazer. Juntamente com Hans Spin, com quem tinha colaborado no grupo Intermezzo, decidiu criar um espectáculo para crianças com este material único. Este primeiro espectáculo a solo, chamado “Spraakmakend” foi representado mais de duzentas vezes, com grande sucesso, na Holanda, Bélgica, Alemanha e Áustria. Seguiu-se “Cool Frogs” e “Sheep”.
O maravilhoso mundo criado para estes espectáculos é cheio de imaginação e emoção. Momentos poéticos são interrompidos com risos, tragédia é intercalada com humor, emoção e insolência vão de mão em mão. A sua forma de cantar e a sua forma de ser irreverente estão na base dos seus espectáculos.
Em 2010 Etienne estreou “Mister Molsk”, uma co-produção com o Nordland Visual Theatre, com encenação de Gienke Deuten.

Sem comentários: