Thalias Kompagnons
Alemanha

A Flauta Mágica
TEATRO NACIONAL D. MARIA II - Sala Garrett
3 e 4 de Junho às 21h30
Sexta e Sábado



Encenação e actores-manipuladores: Tristan Vogt e Joachim Torbahn Contratenor: Daniel Gloger Orquestra: ensembleKONTRASTE Marionetas e cenografia: Joachim Torbahn Música: Wolfgang Amadeus Mozart, com arranjo musical de Marcus Maria Reißenberger Texto: baseado no libreto de Emanuel Schikaneder Fotografias: Erich Malter Co-produção: Thalias Kompagnons, ensembleKONTRASTE & Tafelhalle Nürnberg Técnica: Marionetas de luva e projecções Público-alvo: M/12 Duração: 80 minutos Idioma: Alemão com legendagem em português



Uma ópera de Mozart com marionetas, cenários de papel, projecções, um contratenor e uma orquestra ao vivo.

Uma versão extremamente original e reexaminada de “A Flauta Mágica”. Dois marionetistas apresentam um espectáculo verdadeiramente mágico. A cortina sobe e é-nos revelada a história do Príncipe Tamino, da sua amada Pamina, da quase louca Rainha da Noite e do sacerdote Sarastro. O cenário revela uma mesa de manipulação onde se movem as marionetas inspiradas nas pinturas e marionetas de Paul Klee, numa parafernália de cenários, dispositivos cenográficos e transformações. A acção horizontal das marionetas de luva é projectada através de câmaras de vídeo para um ecrã gigante localizado por cima do palco, que muda de uma forma muito imaginativa.









O reputado contratenor Daniel Gloger empresta às marionetas a sua fantástica e versátil voz e uma orquestra com oito músicos garante o máximo prazer musical. Esta “Flauta Mágica” vinda de Nuremberga é surpreendentemente refrescante, diferente e muito solicitada. Ganharam vários prémios e têm sido convidados a apresentarem-se não só na Alemanha, mas também na Áustria, Croácia, Dinamarca, França, Japão, Polónia e Suíça, entre outros.

Um espectáculo mágico, cheio de imaginação, que nos vai encantar e que é absolutamente imperdível!







“Um aplauso selvagem semelhante ao de um concerto pop, o público com uma disposição fantástica e os intérpretes extremamente encantadores e profundamente divertidos – e, mesmo assim, era uma ópera de Mozart. Este assombroso sucesso é conseguido pelos Thalias Kompagnons com a sua original versão best-of da Flauta Mágica”.

Wiener Zeitung.


“Mais um espectáculo de marionetas com A Flauta Mágica? Sim! Se alguém ganhou o direito de o fazer, esses são Tristan Vogt e Joachim Torbahn. Após anos a experimentarem as possibilidades de reunião entre música e marionetas... Marcus Maria Reißenberger com um trabalho de grande qualidade reduziu a ópera para 80 minutos, sem que se tenha a impressão que falta qualquer coisa. O excelente ensemble Kontraste substitui uma grande orquestra e assume igualmente as partes do coro. Daniel Gloger, este novo e extraordinário contratenor, empresta a sua voz às personagens... numa mistura de humor, seriedade e paixão, revela não apenas uma técnica impressionante, mas igualmente um grande amor pela música de Mozart”.

Inszenierungen.







BIO
Thalias Kompagnons foi fundada em 1990 por Tristan Vogt e Joachim Torbahn. Em 1997 a companhia (em parceria com Theater Salz & Pfeffer) abriu o seu próprio teatro em Nuremberga.
Thalias Kompagnons faz diversas tournées e actua frequentemente em festivais internacionais, como na Suíça, Áustria, Holanda, Luxemburgo, Finlândia, Eslovénia, Itália, Polónia, Hungria, Ucrânia, Israel, Coreia do Sul, Japão e Austrália.

Joachim Torbahn estudou Arte em Viena e trabalhou como cenógrafo para diversos teatros e óperas. Constrói a cenografia e as marionetas para os Thalias Kompagnons desde a sua criação e, desde 1998, participa nos espectáculos também como marionetista. Tristan Vogt estudou Literatura Alemã e Sociologia e é, desde 1990, marionetista profissional, autor e encenador. Ambos os membros são professores convidados da Ernst Busch School for Performing Arts (no departamento de Teatro de Marionetas) em Berlim.
As suas produções apresentam uma fusão entre marionetas, teatro, música e animação. Com as suas produções de teatro/pintura – pintura ao vivo/música, criaram uma síntese especial de arte e teatro. Utilizam frequentemente marionetas de luva, pintura, máscaras, objectos e projecções vídeo.

O grupo ensembleKONTRASTE fundado em 1999 reúne prestigiosos músicos e é normalmente convidado a actuar em grandes centro europeus de música, como Praga, Salzburgo, Berlim e Colónia, entre outros. O seu desejo é mostrar como a música evoluiu com o tempo e transmitir o espírito dos séculos passados.

Daniel Glogen nasceu em 1976, começou a sua formação musical no Stuttgarter Hymnus Boys Choir e com a sua mãe, Dorothee Gloger. Prossegue os seus estudos com France Simard em Estugarda e completa os seus estudos Conservatório de Trossingen em 2000. A partir de 2001, aperfeiçoa os seus estudos no Conservatório de Karlsruhe, com o professor Donald Litaker. Daniel Gloger ganhou o primeiro prémio no concurso nacional Jugend Musiziert em 1993 e 1995 e foi bolseiro Kunststiftung Baden-Würtemberg, em 2004.
O seu vasto repertório inclui gravações com o conjunto de solistas Kammerchor Stuttgart, o Orlando di Lasso Ensemble de Hanover e os Neuen Vocalsolisten de Estugarda. Como solista já participou em diversos festivais de grande renome, como Ludwigsburger Schlossfestspiele, Pfingsten Barock em Salzburgo, Musica Sacra em Lucca, o Festival de Música Barroca em Nazaré, Wien Modern e Schwetzinger Festspiele.
Em 2002 cantou o papel de Montezuma na ópera “Eroberung von Mexico” de Wolfgang Rihm no estúdio de Ópera de Karlsruhe e o papel de Giovanni Battista em “Salomé” de Antonio Stradella no Bruckner-Festspielen em Linz.









Sem comentários: