Limite Zero
Portugal

Teatro Dom Roberto
JARDIM SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
15 de Maio às 11h30
Domingo

JARDIM DA ESTRELA
15 de Maio às 16h30 e 17h30
Domingo


Actor-manipulador: Raul Constante Pereira Técnica: Marionetas de luva Público-alvo: Para todos Duração: Aprox. 25 minutos Idioma: Português


Já tínhamos saudades de apresentar o tradicional Teatro Dom Roberto em Lisboa!

O Teatro Dom Roberto faz parte das recordações da nossa infância, quando éramos surpreendidos em jardins, praças, feiras ou nas praias e ficávamos a sonhar com as proezas inimagináveis que acabávamos de ver, numa barraquinha, com lutas e outras recriações, e o Roberto como o grande herói… os gritos e gargalhadas que soltávamos e a curiosidade que sentíamos pelo marionetista que falava com uma voz estridente, devido à utilização da palheta.

Raul Constante Pereira transporta-nos para junto dos saudosos Robertos. E agora é imaginar as pauladas e zangas…







O Barbeiro

No seu dia de casamento, Dom Roberto resolve ir ao barbeiro para fazer a barba. Ao longo de muitas peripécias, o barbeiro executa a sua tarefa e, finalmente, apresenta a conta. D. Roberto recusa-se a pagar. Lutam e D. Roberto acaba por matar o barbeiro. Vem a morte buscar a vítima e pretende levar D. Roberto consigo. Luta de vida ou morte que, naturalmente, D. Roberto vence, matando a própria morte.


A Tourada

Não contendo propriamente um enredo dramático, esta peça descreve-nos as diferentes fases de uma corrida de touros à portuguesa, com as suas personagens típicas: o campino, o toureiro e, é claro, o touro.



BIO
Raul Constante Pereira aprendeu a arte do Teatro Dom Roberto com João Paulo Seara Cardoso.
Estudou Artes Plásticas/Escultura na FBAUP. Desde 1984, como marionetista, encenador e artista plástico, participou em projectos de teatro, televisão e artes plásticas com as mais diversas instituições, tendo, colaborado com Carlos Barreira, Alberto Péssimo, João Paulo Seara Cardoso, Rosa Ramos, Jaime Azinheira, Sérgio Godinho, Óscar Branco, Virgínio Moutinho, Manuel António Pina, João Cardoso, João Nunes, Cláudio Cinelli, Fernando Mora Ramos, J. Henrique Praça, João Pedro Vaz, Manuel de Oliveira, Castro Guedes, José Caldas, Fernando Moreira e Fernando Saraiva, entre outros.
Desde 1991, tem desenvolvido actividade como formador nas áreas do teatro de formas animadas, expressão dramática, expressão plástica e tecnologias educativas, tendo colaborado em projectos educativos em diversas instituições.
Desde 2000 desenvolve actividade na área do vídeo e multimédia, tendo realizado os seguintes documentários: “As Minas da Borralha”, “Azevinho”, “Farândulo”, “20 Fios de Ariana”, “Transformações” e o “O Prodígio do Nada”.
Foi responsável pela edição, fotografia e pós-produção do filme de cinema de animação “A Meio da Noite”, da autoria de Fernando Saraiva, filme premiado em vários festivais nacionais e internacionais.
Desde 2003 é director artístico da Limite Zero Associação Cultural. Desde 2009 faz parte da direcção da UNIMA- P. Desde 2010 é presidente da direcção e director executivo do FIMP- Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Sem comentários: