Camille Boitel
França

L’Immédiat
TEATRO MARIA MATOS
4 e 6 de Junho às 21h30
Sábado e Segunda
5 de Junho às 18h
Domingo



Criação: Camille Boitel Interpretação: Marine Broise, Aldo Thomas, Pascal le Corre, Camille Boitel, Jérémie Garry, Jacques-Benoît Dardant Cenografia: Benoît Finker, Thomas de Broissia, Martin Gautron, Martine Staerk Desenho de luz: Benoît Finker Produção: Lamereboitel Co-produção: Le Merlan, Scène National de Marseille, Théâtre de la Cité Internationale e Manège Scène Nationale de Reims Apoios: Ministère de la Culture et de la Communication: DRAC Ile de France e DMDTS Ville de Paris Técnica: Objectos e dança Público-alvo: M/8 Duração: 70 minutos Idioma: Sem palavras



“L’Immédiat” é uma surpreendente combinação de novo circo, dança e teatro, uma comédia alucinante que nos remete para o universo cénico do cinema mudo. O palco está coberto de centenas de objectos espalhados desordenadamente: uma tábua de engomar, panelas, um escadote, baldes, um baú velho, uma mesa bamba, bancos, cadeiras. As personagens tentam traçar o seu caminho através de um cenário caótico à medida que tudo desaba e desmorona ao seu redor.







Neste espectáculo, Camille Boitel oferece uma visão trágica da condição humana, num mundo em que tudo parece estar num estado de desastre iminente. Mas “L’Immédiat” não deixa de ser também um elogio ao espírito inventivo e de perseverança do Homem, em confronto com os desastres que causamos e que sofremos. “Cada vez mais aprendemos a falhar com maior virtuosidade”, diz Camille Boitel. “Ao vaguear por este estaleiro improvável, a desordem tem-se tornado cada vez mais familiar, o acidente encrostou-se nos nossos corpos.”

Camille Boitel, considerado por alguns críticos europeus um génio na arte do teatro de objectos e do novo circo, tem uma escrita cénica insólita, cómica, intima e directa, desenvolvendo um trabalho sobre a manipulação do objecto. O seu trabalho físico funde-se sob diferentes ferramentas técnicas, como a acrobacia, a pantomima ou a “dança”. Com “L’Immédiat”, uma forma híbrida entre o circo burlesco e o teatro de objectos, Boitel afirma-se com uma estética e humor fantásticos.

Uma comédia surreal que certamente fará o público suster a respiração!


“Um espectáculo imperdível. Seis artistas-acrobatas tentam manter o equilíbrio no meio de uma confusão mirabolante e de uma delirante cascata de catástrofes. O absurdo da condição humana e do mundo é o verdadeiro tema deste magistral desmoronamento teatral. Uma festa!”.

Rosita Boisseau, Le Monde


"Uma espécie de fábrica do burlesco, uma oficina de engenhosos inventores de um mundo instável… Como é agradável e revigorante, nestes tempos de crise e de medo, ver tantas catástrofes domésticas numa hora!”.

Rue 89


“Camille Boitel é um artista e investigador brilhante, que inventou e orquestrou este incrível espectáculo, totalmente desconcertante, impossível de classificar nas categorias existentes. L’Immédiat é uma série de catástrofes hilariantes que se desenrolam perante os nossos olhos, como a queda de uma peça de dominó faz cair as outras, num caos aparente, embora tudo seja evidentemente controlado ao milímetro”.

Le Point







BIO
Camille Boitel, acrobata, bailarino, actor, músico, um verdadeiro artista de circo, é tudo isto. Talvez seja de família, pois também podemos admirar as performances de contorcionista da sua irmã Rapaëlle nos espectáculos de James Thierrée. Formado muito jovem pela escola de Annie Fratellini, Camille Boitel foi laureado na primeira edição de Jeunes Talents Cirque. Cria o espectáculo “L’Homme de Hus” em 2003, para em seguida se apresentar em França e outros países. Fora dos circuitos tradicionais trabalha as suas obras ao longo do tempo. “L’Immédiat”, obra cheia de energia e com um humor subtil, evoca temas da actualidade, como a sociedade de consumo, o lugar do indivíduo no conjunto social e a relação com o tempo. Os trabalhos de Boitel revelam uma ficção habilmente orquestrada, mas sempre com felicidade.


LINK VIDEO

Sem comentários: