WORKSHOPS

Workshop de Flip Books

Pelo colectivo Com Amoras

Portugal


CAMa - CENTRO DE ARTES DA MARIONETA
15, 22 e 29 de Maio
Domingos



Dois workshops diferentes com a duração de três sessões:
-15, 22 e 29 de Maio das 11h às 13h: dirigido a pais e filhos a partir dos 8 anos
-15, 22 e 29 de Maio das 15h às 17h: dirigido a adultos


Orientação: Com Amoras - Margarida Melo Fernandes, Sofia Magalhães Numero máximo de inscrições: 8 em cada workshop Duração: 3 sessões com 2h, num total de 6h Custo: 35 euros É necessária inscrição prévia - Data limite de inscrição: 12 de Maio (Quinta) Confirmação e pagamento de inscrição: 13 de Maio (Sexta) Informações | Informations: ruteribeiro@tarumba.org | Tel. 212 427 621


DADA A ESPECIFICIDADE DO WORKSHOP, AS INSCRIÇÕES ESTÃO LIMITADAS A 8 PARTICIPANTES EM CADA UMA DAS MODALIDADES (PARA CRIANÇAS E PARA ADULTOS) E SERÃO ACEITES POR ORDEM DE CHEGADA. PAGAMENTO APÓS CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO.





Cinema para trazer no bolso…

Um worshop de Flip Books, livros ”animados”, uma colecção de imagens organizadas sequencialmente, normalmente em forma de livro. Quando é folheado cria a ilusão de movimento, produzindo uma sequência animada, sem a ajuda de uma máquina, um verdadeiro cinema-de-bolso. Os Flip Books foram muito populares nos finais do século XIX e inícios do século XX, mas ainda são fabricados actualmente.

O colectivo Com Amoras lança um verdadeiro desafio, cujos resultados vão ser extremamente surpreendentes. Uma oportunidade única para aprender esta técnica. O workshop desenrola-se durante 3 sessões, aos domingos (15, 22 e 29 de Maio) de manha, dirigido a pais e filhos e, aos domingos de tarde, dirigidos aos adultos. É necessária inscrição prévia.

O ponto de partida deste projecto do colectivo Com Amoras surgiu da vontade de animar (peças em cerâmica + elementos gráficos) segundo o princípio da animação/cinema – frame a frame -, realizando assim uma história, ou um simples conto. Os cenários/universos criados para estes livros-de-bolso (flipbooks) têm, entre as várias referências, algumas de maior importância a referir: 1) o cinema e a estética de Andrei Paradjnov, no que respeita à sua maneira de animar um conto, através do enquadramento que faz, da combinação dos materiais, texturas e cores que elege e ainda, da atmosfera de mistério e fantasia que as imagens revelam; 2) a pintura Medieval, na sua falta de perspectiva e, novamente, na forma de retratar um conto através da pintura; 3) o desenho, a mancha, a linha e o pontilhado de Aubrey Beardsley, referências estas transpostas quer para as peças cerâmicas, quer para os desenhos destes cenários e personagens animados. Recorrendo à técnica da animação tradicional de volumes e desenhos, conjugou-se peças cerâmicas, desenhos, adereços em diversos materiais, colagens de papéis e tecidos, que resultaram em imagens animadas e fotografadas, que depois de impressas, foram minuciosamente encadernadas pelo Sr.º Ilídio, que ainda realiza o seu trabalho de forma manual numa encadernação das ruas de Lisboa.

Com Amoras cria belissimos exemplares de Flip Books e oferece agora a oportunidade, através de verdadeiros momentos lúdicos, de criação, fantasia e de surpresa, de qualquer pessoa poder levá-los no bolso.



Bio
Este projecto resultou do encontro de Sofia Magalhães e Margarida Fernandes na Primavera de 2010, duas jovens artistas com percursos individuais e distintos. Nessa altura, Sofia encontrava-se a desenvolver trabalho como ceramista no seu atelier em Lisboa e Margarida tinha regressado de Amesterdão onde realizara estágio num estúdio de cerâmica.
Desde a primeira experiência de trabalho em conjunto, Margarida e Sofia rapidamente se aperceberam dos pontos em comum no seu trabalho e do facto da sua expressividade e sensibilidade se completarem. Em conjunto, seguindo as suas ideias e princípios, iniciou-se o processo criativo que unificou os dois universos e as referências históricas, culturais e estéticas de ambas.
Margarida Melo Fernandes, licenciada em Design de Equipamento, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, adquiriu formação na área da cerâmica através de experiências de trabalho em estúdios de cerâmica na Europa, desempenhando o papel de assistente e de estagiária nos estúdios de Ninna Gotzsche, Aarhus (DK) e de Margit Seland, Amesterdão (NL). O interesse por coleccionar, preservar e valorizar objectos das mais variadas fábricas e épocas, despoletaram a enorme vontade de desenhar serviços de loiça, e peças do quotidiano. Actualmente, desenvolve trabalho artístico no seu atelier em Lisboa (Atelier 113) e tem realizado ateliers de cerâmica junto dos mais pequenos.
Sofia Magalhães desenvolve trabalho no seu atelier em Lisboa, onde também lecciona cursos de cerâmica. Frequentou o curso de Cerâmica no Ar.Co, que interrompeu durante um ano para ter uma experiência de trabalho em Itália, com variados ceramistas e escultores. Frequentou também o curso de cravo no Conservatório de Música. Entre o trabalho plástico, Sofia divide o seu tempo entre projectos na área do cinema, do vídeo e da música. O tema sempre presente no seu trabalho é o Tempo e a Memória.



Workshop de Teatro
de Objectos no Espaço Público
Carina de Wit (Babok)
Holanda

MUSEU DA MARIONETA
22 de Maio das 10h30 às 13h e das 15h às 17h30
Domingo



Orientação: Carina de Wit Destinatários: Marionetistas, actores, professores, estudantes Numero máximo de inscrições: 12 Idioma: Inglês Custo: 30 euros É necessária inscrição prévia Data limite de inscrição: 19 de Maio (Quinta) Confirmação e pagamento de inscrição: 20 de Maio (Sexta) Informações ruteribeiro@tarumba.org | Tel. 212 427 621


A INSCRIÇÃO NO WORKSHOP É REALIZADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, SOLICITADA VIA TELEFONE (212 427 621 | 91 428 81 36) OU POR E-MAIL (ruteribeiro@tarumba.org), À QUAL DEVERÁ SER ANEXADO UM CURRÍCULO RESUMIDO.


Carina de Wit pertence à companhia holandesa Babok que cria insólitos espectáculos de teatro de objectos ao ar livre, em espaços públicos. Um workshop sobre como criar um espectáculo a partir do local e/ou espaço onde vai ser apresentado. Formas de criar espectáculos site specific, utilizando a arquitectura existente e pela investigação das convenções do espaço público.



Workshop de Teatro de Objectos:
O Pinóquio podia ser um Palito…

Stéphane Georis (Cie des Chemins de Terre)

Bélgica


MUSEU DA MARIONETA
27 de Maio das 17h às 19h
Sexta


Orientação: Stéphane Georis Destinatários: Marionetistas, actores, professores, estudante Numero máximo de inscrições: 20 Idioma: Inglês, francês e espanhol Custo : 20 euros É necessária inscrição prévia | Data limite de inscrição: 24 de Maio (Terça) Confirmação e pagamento de inscrição: 25 de Maio (Quarta) Informações: ruteribeiro@tarumba.org | Tel. 212 427 621


A INSCRIÇÃO NO WORKSHOP É REALIZADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, SOLICITADA VIA TELEFONE (212 427 621 | 91 428 81 36) OU POR E-MAIL (ruteribeiro@tarumba.org), À QUAL DEVERÁ SER ANEXADO UM CURRÍCULO RESUMIDO.


Uma experiência a não perder por um dos grandes ’magos’ do teatro de objectos, Stéphane Georis, da Cie des Chemins de Terre, que tem desenvolvido um trabalho singular nesta área. Uma conferência-workshop, onde se explora o domínio da marioneta-objecto através do ’simples’ e ’universal’; presença do actor - presença do objecto; como dar vida a um objecto.
’Simples’? O gesto puro e a emoção justa. A dimensão do palco, limitado às nossas mãos. O objecto escolhido deve ser o mais simples possível, assim como a história e o movimento.
’Universal’? Chegar a todos os tipos de públicos e falar-lhes sobre tudo. Considerar o espectáculo como uma pequena fatia do mundo, como um espelho. Por isso, a linguagem e os objectos devem ser reconhecidos por todos.
O que é certo é que vai haver muita loucura. Pois é assim que vemos a pesca e… o isco: marionetas, objectos, imaginação e generosidade!



Boogies:
Ateliê de Manipulação

Carla Veloso (Teatro de Ferro)

Portugal


MUSEU DA MARIONETA
5 de Junho das 15h às 17h
Domingo



Orientação: Carla Veloso Autoria Autor: Igor Gandra Universo Sonoro: Fernando Rodrigues | Construção das Marionetas: Teatro de Ferro | Destinatários: a partir dos 8 anos Numero máximo de inscrições: 12 Custo: 10 euros Data limite de inscrição: 1 de Junho (Quarta) Confirmação e pagamento de inscrição 2 de Junho (Quinta) | Informações: ruteribeiro@tarumba.org | Tel. 212 427 621


AS INSCRIÇÕES ESTÃO LIMITADAS A 12 PARTICIPANTES E SERÃO ACEITES POR ORDEM DE CHEGADA. PAGAMENTO APÓS CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO.


Os Boogies são criaturas provenientes do ‘Planeta Boogie’ e surgem no imaginário do TdF no espectáculo BLURP. Desde então, têm regressado ao planeta Terra e actuado em diversos contextos: no Planeta Boogie, um espectáculo protagonizado pelas crianças dos bairros do Viso e Ramalde, criado no âmbito do Projecto Bairros [co-prod.TdF/Culturporto/Rivoli Teatro Municipal], na operação Manobras Portáteis [Org. Fábrica de Movimentos/ Hospital de S. João Porto], no Ateliê ‘> 1 < 10’ [Teatro de Ferro em colaboração com as Comédias do Minho] e no FIMP 2010 como protagonistas de uma intervenção marionetística no espaço público, ‘Boogies no Metro’.
Os Boogies são aparentemente todos iguais e é ao manipulá-los, ao animá-los que eles revelam a sua personalidade. Há no entanto traços reconhecíveis neste povo do planeta Teatro: os Boogies são, de um modo geral, extremamente curiosos, reactivos e, apesar da sua linguagem verbal ser minimalista, muito comunicativos.
Num primeiro momento, o manipulador aprendiz reconhece as propriedades do corpo/matéria do Boogie. De seguida, aprende algumas técnicas de manipulação que lhe permitirão desenvolver com o seu Boogie algumas acções como caminhar, correr, saltar, olhar… Mais tarde, num [re]encontro entre Boogies, estes desenvolvem a sua forma particular de comunicabilidade e juntos executam danças de ritmos marcados como rituais festivos da cultura Boogie.
No final, cada marionetista aprendiz leva consigo o objecto/personagem desta aventura, o seu Boogie. A aventura dos Boogies no planeta Terra continua na casa de cada criança.

Sem comentários: