FIMFA Lx11
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS
E FORMAS ANIMADAS
12 de Maio a 6 de Junho de 2011


O Grande Palco das Marionetas regressa…
mais rebelde do que nunca!


A marioneta sempre me interessou no sentido que me parece ser uma forma de arte que está no cruzamento das artes plásticas e das artes cénicas…
Foi a paixão por marionetas, máscaras e outros objectos antropomórficos que me conduziu da filosofia e das artes plásticas para as artes da marioneta. Eu queria investigar os significados que podem ter os corpos artificiais em cena…

Gisèle Vienne








A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 12 de Maio a 6 de Junho, a 11ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

O FIMFA Lx afirmou-se nacional e internacionalmente, desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação e descentralização, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras.

O FIMFA Lx, galardoado recentemente com o Prémio da Crítica de Teatro pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, entra no seu décimo primeiro ano com mais fulgor e rebeldia do que nunca…

Durante vinte seis dias o grande palco das marionetas e das formas animadas regressa a Lisboa, que se transforma no centro desta expressão artística. Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA desenvolve uma programação que integra uma enorme diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...

Este ano, para além da presença de criadores de reconhecido mérito internacional, resolvemos apostar em jovens companhias e valores mundiais que se apropriam desta linguagem e a renovam, na pesquisa, transformação e reutilização de objectos, materiais… como através da imagem e do som se podem criar verdadeiras obras de arte, temas e espectáculos controversos que falam do Homem actual e dos problemas que afectam a humanidade.

A 11ª edição tem o apoio do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Museu da Marioneta e o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Cinema S. Jorge, entre outros.

No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx11 continua a desenvolver o programa de extensões com o objectivo de difusão dos espectáculos do Festival, estabelecendo parcerias com o Centro Cultural de Vila Flor - Guimarães, a Fundação de Serralves - Porto, o Teatro Municipal da Guarda - Guarda, o Teatro Virgínia - Torres Novas e o Teatro Viriato - Viseu.

São nossos convidados cerca de vinte e três companhias e criadores, provenientes de diversos países, como a Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido e Portugal. Estão previstas mais de cem representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares. Os espaços de apresentação são o Museu da Marioneta, o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém, o Cinema S. Jorge, o CAMa - Centro de Artes da Marioneta e, é claro, as ruas de Lisboa.

Nestes tempos conturbados aguardamos ansiosamente a visita de todos ao universo da marioneta contemporânea e das suas metamorfoses… Objectos, sombras, espelhos, reflexos, cabos eléctricos, dança, pintura, vídeo, numa infinidade de formas e conceitos que abordam a política, a literatura, o ambiente, a revolução, assassinatos… Sejam bem-vindos ao mundo onde tudo pode acontecer. A sério!

Sem comentários: