Thalias Kompagnons
Alemanha

 

O Soldadinho de Chumbo

MUSEU DA MARIONETA
31 de Maio e 1 de Junho às 10h30
Terça e Quarta

EXTENSÃO
Teatro Municipal da Guarda Guarda
28 de Maio às 16h



Ideia e interpretação: Joachim Torbahn Encenação: Tristan Vogt Assistente: Ruta Platais Agradecimentos: Jürg Schlachter Técnica: Pintura ao vivo Público-alvo: M/5 Duração: 45 minutos Idioma: Alemão com tradução simultânea em português



Teatro e pintura para amantes de arte maiores de 5 anos…

Um turbilhão de imagens inspiradas em Hans Christian Andersen. A pintura é a forma de arte que parece estar mais próxima das crianças, pegam naturalmente em lápis ou canetas e começam a usá-los, criando o seu próprio mundo, cheio de coisas muito diferentes. Quem não gostaria de se juntar a elas nesta esfera de sonhos?







Joachim Torbahn, pintor e actor, com os seus espectáculos de pintura ao vivo, conseguiu criar uma nova e admirável relação entre as artes visuais e o teatro. Participou no FIMFA Lx9, com o espectáculo “O que faz o Vermelho à Quinta-Feira?”, uma homenagem a Paul Klee, que se revelou um verdadeiro sucesso, maravilhando miúdos e graúdos. Com este novo trabalho consegue ainda ir mais longe.

O pintor de contos de fadas desenha um grande quarto de crianças e decora-o com brinquedos e figuras maravilhosas. Mas, como acontece na pintura, a imagem começa a desenvolver a sua própria vida. Neste caso, um soldadinho de chumbo sai da sua linha e apaixona-se por uma bailarina de papel de seda. O duende vermelho interfere e uma odisseia selvagem começa. A imagem começa a rebentar pelas costuras. Será que o pintor vai manter-se firme e, juntamente com o soldadinho de chumbo, iráo encontrar um novo caminho de volta para a beleza?

Uma iniciação ‘animada’ às técnicas criativas da pintura moderna, que nem sempre é limpa e muito arrumada…


“Existem algumas experiências teatrais que nós simplesmente queremos que as pessoas vejam, porque nenhuma discrição poderia ser capaz de fazer justiça à maravilhosa atmosfera que pode nascer de uma peça, como neste espectáculo… inspirado em O Soldadinho de Chumbo de Andersen. Na verdade, não é apenas para crianças… O palco como um estúdio de pintura, o artista a criar perante os nossos olhos pinturas, atrás do ecrã de vidro, conjurando um mundo interior de serenidade poética… Fantástico!”.

Abendzeitung


“Teatro com tintas e pincéis, muito mais fascinante do que muitas peças... com uma duração perfeita, fascinante e divertido”.

Nürnberger Nachrichten


“A energia do pintor pode ser quase que fisicamente sentida pelo público, bem como o seu entusiasmo pela pintura espontânea… deixando para trás os conceitos tradicionais… Um espectáculo brilhante!”.

Double: Magazine for Puppet Theatre







BIO
Thalias Kompagnons foi fundada em 1990 por Tristan Vogt e Joachim Torbahn. Em 1997 a companhia (em parceria com Theater Salz & Pfeffer) abriu o seu próprio teatro em Nuremberga.
Thalias Kompagnons faz diversas tournées e actua frequentemente em festivais internacionais na Suíça, Áustria, Holanda, Luxemburgo, Finlândia, Eslovénia, Itália, Polónia, Hungria, Ucrânia, Israel, Coreia do Sul, Japão e Austrália.
Joachim Torbahn estudou Arte em Viena e trabalhou como cenógrafo para diversos teatros e óperas. Constrói a cenografia e as marionetas para os Thalias Kompagnons desde a sua criação e, desde 1998, participa nos espectáculos também como marionetista. Tristan Vogt estudou Literatura Alemã e Sociologia e é, desde 1990, marionetista profissional, autor e encenador. Ambos os membros são professores convidados da Ernst Busch School for Performing Arts (no departamento de Teatro de Marionetas) em Berlim.
As suas produções apresentam uma interessante fusão entre marionetas, teatro, música e animação. Com as suas produções de teatro/pintura – pintura ao vivo/música, criaram uma síntese especial de arte e teatro. Utilizam frequentemente marionetas de luva, pintura, máscaras, objectos e projecções vídeo.


Sem comentários: