Laurent Bigot
França

Le Petit Cirque – cirque d’ objets sonores
CAMa - CENTRO DE ARTES DA MARIONETA
25 de Maio às 21h30 e 23h
Quarta
26 de Maio às 21h e 23h30
Quinta



Encenação e Interpretação: Laurent Bigot Técnica: Objectos e música Público-Alvo: M/12 Duração: 30 minutos Idioma: Sem palavras Várias sessões - Lotação limitada



“Le Petit Cirque” é um objecto sonoro complexo, feito de madeira, de plástico, de fios, de energia e de fragilidade. Um sopro pode colocá-lo em vibração. Doze pequenos microfones extraem múltiplos recursos sobre a pista do “Petit Cirque”. É um circo, a manipulação é arriscada, o perigo da queda está sempre presente. É um circo sonoro da mesma forma que o teatro pode ser musical. É também teatro de objectos, entre performance e pesquisa sonora, um concerto miniatura que se escuta num espaço intimista.









“Le Petit Cirque” foi construído a partir de pequenas engenhocas, recuperadas e transformadas, de dispositivos de brinquedos, cheios de humor. Laurent Bigot coloca em cena surpreendentes configurações sonoras recorrendo a pequenos objectos e utensílios ressonantes. O som vai procurar as suas fontes em dados cénicos. A acção alimenta o som, o som desvia a acção. Improvisação, mudança de mecanismos.

“Le Petit Cirque”, um teatro de objectos sonoros, faz evoluir duas lógicas distintas que interferem uma com a outra. A estereotipada, a imagem do circo que altera a percepção do tempo musical. A dos sons, mais abstracta, que permite ver as situações teatrais sob um novo ângulo.

Trajectórias do azar e movimentos perpétuos, que desviam a escrita e alimentam a improvisação, são captados simultaneamente, sob diferentes ângulos sonoros e utilizados em mistura. Salta-se de um ponto de vista para outro, olhamos um acontecimento com as orelhas, a epiderme, e através de ideias e associações de ideias... Uma experiência acústica e sensorial inesquecível.







Laurent Bigot e o seu “Petit Cirque” estiveram presentes no FIMFA Lx7 e obteve um grande êxito junto do público e da crítica. Uma oportunidade única, a não perder, de ver ou rever esta pequena pérola que junta música e objectos.


“Bem-vindos ao chapiteau do pequeno circo. A tradição repete-se. Pais e filhos aplaudem o artista antes de entrar em cena. Laurent Bigot é um divertido artista, saxofonista e compositor. O seu circo tem cerca de 1 m2 e é preciso ter os ouvidos muito abertos para apreciar todas as faces deste acrobata de sons.
No seu papel de farsante tira toda a panóplia dos seus mini-jogos de feira, que foram o divertimento das crianças, e coloca-os na pista para fazer sair toda uma gama de sons que orquestra como compositor de música contemporânea. Vejam pequenas personagens que rodam sobre si próprias, o cortar de uma folha de papel, enquanto tira de outros objectos sons estridentes, num fio, uma pequena trapezista orquestra ela própria uma melodia ao ritmo do seu trapézio volante, de todos vêm vibrações... Mantém o público sob o seu encanto durante uma pequena meia hora, as situações são também acrobáticas, como na pista de uma grande tenda de circo e vigia-se a queda... mas é efectivamente a acção que seguimos ou a música estranha que se ouve? É maravilhosa a osmose deste espectáculo liliputiano.”

L’ Est Républicain






BIO
Laurent Bigot, compositor e músico, interessa-se há muito tempo pelas relações possíveis de estabelecer entre a música e os outros campos artísticos, por objectos e situações do quotidiano. Desenvolve várias ideias através de encontros entre músicos, bailarinos, realizadores, escritores, actores ou artistas plásticos.
Saxofonista, toca também com a orquestra Musicabrass, que desenvolve um trabalho sobre o ambiente, urbano ou natural. Um músico electroacústico, compõe no estúdio e interpreta em cena, sob diferentes dispositivos analógicos, privilegiando a criação do som em directo.
Nos últimos anos tem realizado um trabalho artístico inspirado em objectos sonoros, no qual a música e a cenografia coexistem e interferem entre si.


LINK VIDEO

Sem comentários: